Como aprender inglês rápido: 15 dicas infalíveis

Na hora de aprender a falar inglês, perder tempo com metodologias que não funcionam é o que menos queremos, principalmente quando o inglês deve ser aprendido pra ontem!

Atualmente, apenas 5% dos brasileiros tem conhecimento da língua inglesa. Então, ao aprender o idioma, você já está na frente de 95% das pessoas desse país.

Isso significa mais oportunidades de trabalho, negócios, crescimento tanto financeiro como pessoal, o que impacta diretamente no faturamento ou salário mensal.

E se engana quem acha que aprender inglês é difícil!

A seguir você vai ver uma série de formas onde você pode se habituar e aprender a falar essa língua maravilhosa e que abre portas para muitas pessoas diariamente!

Sumário (Navegue aqui)

Como aprender inglês rápido: confira 15 dicas práticas

Para aprender o inglês de forma rápida, o ideal é se expor cada vez mais ao inglês, quanto mais você se expor, mais você desenvolverá seu novo idioma.

É comum algumas pessoas sentirem um choque ao entrarem em contato com uma nova língua, uma opção é aumentar os pontos de contato com o idioma gradualmente.

Pra quem quer aprender inglês rápido, quanto mais exposição, melhor!

Veja a seguir as melhores dicas que você pode seguir para aprender inglês rápido:

1. Coloque o inglês na rotina

Se você quer realmente acelerar seu progresso no inglês, comece colocando o idioma na sua rotina diária.

Mesmo que você faça aulas 3 vezes na semana ou tenha um dia inteiro de estudos intensivos toda semana, isso não é suficiente.

O ideal é incorporar o inglês no dia a dia!

Por exemplo:

  • Ao acordar, por que não dar uma olhada nas notícias em inglês?
  • Durante o trajeto para o trabalho, por que não prestar mais atenção na música que está tocando em inglês?
  • E ver um vídeo em inglês de apenas 10 minutos durante o almoço?

Essas pequenas mudanças na sua rotina podem fazer uma grande diferença no seu aprendizado.

Além de aumentar a exposição ao idioma, você terá contato com as palavras sendo usadas no dia a dia, que podem te deixar com dúvidas mais avançadas da língua e melhorar cada vez mais rápido o seu aprendizado.

2. Estude todos os dias

Eu sei, essa dica pode parecer impossível para alguns por conta do tempo corrido, porém, para conquistar a fluência em inglês não existem atalhos.

A consistência é a chave para o progresso contínuo. Não adianta acumular horas de estudo em um único dia e depois deixar o inglês de lado!

O ideal é definir um cronograma realista para a sua agenda diária.

Seu estudo de inglês diário pode variar desde a ler uma letra de música em inglês, que levaria em média 15 minutos, a ver um filme totalmente em inglês, o que poderia levar mais de 2 horas.

Não precisa se assustar! Com 15 a 30 minutos de aprendizado por dia você já pode aprender muito do novo idioma, e caso você não possa dedicar o tempo todo dia, não tem problema, desde que você não pare com os aprendizados.

É exatamente como a academia, normalmente as pessoas vão de 3 a 5 vezes na semana e ficam por 1 hora no local treinando. Se você decide ir apenas 1x na semana, são 4 dias de treino no mês, e os outros 26 dias?

Pode ser antes de dormir, durante o almoço ou enquanto espera na fila. Lembre-se de que o progresso pode ser gradual, mas a constância é a chave do progresso!

3. Escute músicas em inglês

Se você está em busca de um método mais divertido e eficaz de aprender ou aprimorar o inglês, a resposta pode estar na sua playlist de músicas favoritas!

Músicas em inglês são uma ferramenta incrivelmente valiosa para o aprendizado, isso porque normalmente as letras já estão presas na nossa cabeça.

Mesmo que você não saiba a letra da música, surge aquele “embromation” na hora de cantar, né?

Ao estudar a letra da música, você substitui facilmente o que antes eram murmúrios para uma cantoria mais próxima da música.

Além de te ajudar a entender mais as palavras, também já começa a te familiarizar com as pronúncias que serão utilizadas na conversação no futuro!

Se você não tem uma música favorita em inglês, não precisa se preocupar.

Dê uma olhada nas músicas famosas de antigamente, elas costumam ter letras mais fáceis e são bem memoráveis, o que torna a prática ainda mais agradável.

4. Mude a linguagem do seu celular para inglês

Se você não tem tempo ou até mesmo precisa de motivação para aprender inglês, essa é uma das melhores dicas que podem te ajudar a impulsionar o aprendizado da língua.

Isso porque, ao trocar a linguagem do celular para o inglês, 3 coisas acontecem:

  1. Você se perde até mesmo com as configurações básicas do celular.
  2. Por ficar confuso, vai precisar buscar cada vez mais o significado das palavras.
  3. Se você esquecer, vai ter que procurar de novo, o que faz a memória trabalhar ainda mais rápido!

Diria que essa é uma das formas mais práticas de ter contato com a língua diariamente, em poucos dias com o celular em inglês você já vai aprender muitas palavras novas, mesmo que sejam as mais básicas.

5. Leia textos em inglês

Ler textos em inglês é uma das melhores formas de aprendizado da língua caso você já tenha o costume de realizar a leitura de livros nos seus tempos de descanso.

Para que esse método seja eficaz, você precisa ter cuidado ao escolher o livro que você vai ler, afinal, existem escritores que têm um linguajar mais avançado e rebuscado.

Alguns exemplos rápidos que você pode levar em conta:

  • Inglês básico: Opte por leituras mais famosas, como João e o pé de feijão, Bela adormecida, ou outros livros pequenos que você pode acabar rápido.
  • Inglês intermediário: Para os intermediários, ler livros de linguagem cotidiana pode ser mais interessante, como biografias, best sellers e livros motivacionais.
  • Inglês avançado: E caso seu inglês já seja avançado, você pode se aventurar em livros com linguagem mais complicada, como O Hobbit, Senhor dos Anéis ou até mesmo Harry Potter.

É importante mencionar que você deve respeitar o seu nível de inglês ao pegar um livro para ler, se não você pode se frustrar muito rápido logo no início.

Caso seu nível de inglês seja básico, utilize os livros somados a outra forma de aprendizado, vai ser excelente!

6. Veja filmes e séries em inglês

Sabe aquele filme que você já perdeu as contas de quantas vezes você já assistiu e sabe até as falas de cor?

Por que não assistir ele mais uma vez, só que dessa vez em inglês? Como você já conhece a história, a compreensão se torna muito mais fácil!

E caso você não tenha um filme ou série favorita, comece por clássicos que todos conhecem.

  • Inglês iniciante: Opte por filmes e séries que retratam o dia a dia, como iCarly, Explained, Friends e outros.
  • Inglês intermediário e avançado: Aqui você pode ficar mais aberto ao filme que você preferir.

O ideal seria assistir eles com legendas em inglês, mas você pode variar com áudio inglês e legenda português também.

Mas lembrando, quanto mais você se expor, mais rápido o aprendizado. Então, mesmo que no começo seja mais difícil com a legenda em inglês, com o tempo ela fica mais prática!

7. Converse em inglês (até mesmo sozinho)

Falar sozinho é um hábito que praticamente todos têm e que pode fazer muito bem em diversas situações.

Seja formulando um pensamento, simulando uma fala ou até mesmo pensando em um plano pro fim de semana, se você optar por pensar em inglês e falar em inglês, é um grande passo no aprendizado!

Essa dica fica ainda melhor caso você tenha algum amigo que fala inglês, vocês podem treinar em um parque, no caminho pro trabalho, em uma conversa por telefone e muito mais.

O principal é não ter medo! No início as palavras vão sair meio perdidas, mas faça o teste fazendo isso por 30 dias, você ficará com um inglês muito mais avançado!

8. Comece a observar a língua inglesa ao seu redor

Uma das formas mais poderosas de gravar as coisa na mente é quanto você as observa em diferentes lugares em situações diferentes.

Com o inglês é a mesma coisa e essa é uma das melhores formas de exercitar a língua.

Observe a voz do metrô falando em inglês, os artistas de novelas, pessoas cantando ou conversando em podcasts, vídeos no youtube onde as pessoas falam termos em inglês.

Tudo isso colabora na hora de observar as palavras mais usadas e aprender elas!

9. Use aplicativos para estudar

Diria que essa é uma das melhores dicas de todas, os aplicativos são complementos excelentes, mesmo que você já faça aulas de inglês ou tenha o inglês avançado.

Você pode optar pelo Duolingo, Busuu, Anki, Falou e muitos outros, tudo depende do seu nível de inglês atualmente, a recomendação seria você testar todos e ver qual você gosta mais.

Se você tiver apenas 15 a 30 minutos por dia para aprender inglês, contar com a utilização de um aplicativo como apoio e no alcance de um clique no celular pode fazer toda a diferença durante o aprendizado.

10. Jogue jogos em inglês

E caso você goste de jogar, jogos em inglês não faltam no mercado!

Isso serve pra qualquer dispositivo, seja um Xbox, PlayStation ou até mesmo no celular, a quantidade de jogos na língua inglesa que existem hoje é imensa.

A recomendação para utilizar essa dica da melhor forma é escolher um jogo que tenha diálogos mais cotidianos e menos “mágicos”.

Se você jogar um jogo de magia, as falas dos personagens serão sobre magia, e a chance de você utilizá-las no dia a dia é muito baixa.

Portanto, o ideal seria buscar por algo com mais diálogo e modo história disponível. Alguns exemplos são: World of Warcraft, The Sims 4, Undertale e League of Legends.

11. Faça um intercâmbio

Se você busca uma experiência de aprendizado que vá além das aulas tradicionais, então fazer um intercâmbio é o caminho a seguir!

É uma jornada que vai muito além do idioma, é uma aventura de autoconhecimento e crescimento conhecendo novas culturas.

Imagine-se vivendo em um país onde o inglês é a língua nativa.

Você estará imerso na cultura local, ouvindo e falando inglês o tempo todo. Isso acelera o aprendizado de uma maneira que nenhuma sala de aula pode igualar.

Você pode começar pesquisando por programas de intercâmbio que se encaixam no seu orçamento e interesses de locais para conhecer.

As formas mais comuns variam de cursos intensivos a estágios profissionais em empresas estrangeiras.

Uma ótima dica é manter contato com as pessoas que você conhecer na viagem, mesmo depois do intercâmbio, isso ajuda você a continuar praticando e melhorando cada vez mais o seu novo idioma.

Em resumo, fazer um intercâmbio não apenas aprimora suas habilidades no inglês, mas também amplia seus horizontes de forma inimaginável. É uma aventura que vale a pena em todos os sentidos!

12. Não se preocupe em errar

Quando se trata de aprender inglês, é fundamental compreender que os erros são simplesmente degraus no caminho para a fluência.

Uma criança cai quase 2000 vezes antes de aprender a andar, então não se apegue aos erros. Se você errar, parabéns! Aprenda a forma correta e siga com os estudos.

Errar é uma oportunidade de aprendizado.

Cada erro é uma chance de entender melhor a língua e aprimorar suas habilidades e o medo de errar pode ser um obstáculo ao progresso.

Uma dica é: sabendo que você vai errar, abrace o erro com confiança e siga em frente.

E se você estiver achando muito difícil, lembre-se que até os falantes nativos cometem erros na própria língua!

Pensa comigo, quantas vocês você já não ouviu uma música brasileira e não entendeu nada da letra porque a pessoa falava enrolada ou muito rápido? Com o pessoal que fala inglês é a mesma coisa!

Além disso, ao cometer erros, você mostra que está se esforçando, e as pessoas geralmente apreciam isso.

A maioria das pessoas que passaram pelo processo de aprendizado estarão dispostas a te ajudar e corrigir alguma coisa de maneira gentil.

Portanto, não deixe o medo de errar te impedir. Em vez disso, veja cada erro como uma oportunidade de crescimento e um passo em direção à fluência!

13. Faça um curso de inglês

Para aqueles que têm mais dificuldade em criar cronogramas ou se organizar no dia a dia, fazer um curso dedicado ao inglês é uma escolha muito sábia.

Cursos de inglês não são necessários para aprender o idioma, mas podem agilizar o processo de maneira incrível, principalmente se você gostar do método da escola.

A melhor escolha seria buscar por cursos disponíveis tanto online como presenciais. E pra você que acha que só existem cursos pagos, está muito enganado!

Existem tanto cursos gratuitos como pagos que são excelentes. Apesar de consumir mais tempo do dia, é um investimento em si mesmo e no seu futuro que vale a pena.

Ao optar por um curso, você também se beneficia da interação com colegas de classe.

Isso permite práticas de conversação e compartilhamento de experiências de aprendizado de forma mais descontraída, enriquecendo ainda mais sua jornada de aprendizado.

Importante mencionar que fazer um curso não significa abandonar outras formas de aprendizado.

Pelo contrário, ele pode ser a base sólida sobre a qual você constrói seu conhecimento do inglês que, se somado às outras, pode te levar mais longe cada vez mais rápido.

14. Utilize flashcards

Flashcards são seus melhores amigos no aprendizado de inglês. Eles são simples, porém poderosos.

Você pode utilizar eles de duas formas, em um aplicativo, como o Anki ou MemRise, ou fazendo eles a mão mesmo.

Pra montar um com papel, é só seguir os passos:

  1. Pegue um pequeno papel.
  2. De um lado coloque a palavra ou frase em inglês.
  3. Do outro, a tradução ou uma imagem relacionada.

Depois é só ver a palavra inglês e buscar relembrar o significado dela, a resposta ficará no verso.

Revise-os sempre que puder, até que as palavras se tornem automáticas.

Flashcards são perfeitos para expandir vocabulário e melhorar a memorização. Você pode levá-los para todos os lugares, transformando até os momentos mais curtos em oportunidades de aprendizado.

15. Monte um grupo de estudos

Se você deseja maximizar ainda mais o seu progresso no aprendizado de inglês, formar um grupo de estudos é um método muito inteligente.

Reúna amigos, colegas ou pessoas com objetivos similares e mergulhe junto com eles na jornada de aprendizado!

A colaboração em grupo proporciona oportunidades para prática constante de conversação, correção de erros e compartilhamento de recursos valiosos, como livros e aplicativos.

Você pode tanto se reunir presencialmente, como em um horário via WhatsApp e compartilhar os conhecimentos, ou até mesmo só falar em inglês!

Um grupo de estudos não só torna o aprendizado mais divertido, mas também aumenta a motivação e responsabilidade mútua. Juntos, vocês podem alcançar a fluência muito mais rápido.

Qual o melhor método para aprender inglês?

O melhor método para aprender inglês é uma combinação de estratégias que você pode unir para aumentar a exposição ao inglês no seu dia a dia.

Músicas, filmes, livros, cursos ou até aplicativos em inglês são ótimas práticas para ter mais contato com o idioma.

Não existe uma fórmula única e infalível, mas sim a que mais se adequa à sua preferência e rotina.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar em nosso site você concorda com o uso de Cookies de acordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso