Se você está em busca de aumentar seu vocabulário da língua inglesa e está enfrentando dificuldades, chegou ao lugar certo!
A seguir você vai encontrar um guia completo de como expandir o seu vocabulário de forma efetiva, para que as palavras novas não só sejam reconhecidas, mas também lembradas na sua cabeça.
Um dos grandes problemas está na fixação das novas palavras, não na identificação, e é isso que vamos tratar a seguir. Confira!
A forma mais simples e efetiva para aumentar o vocabulário em inglês é identificar novas palavras e armazená-las para treiná-las posteriormente em situações reais.
Repetir esse processo com novas palavras, embora pareça lento, é extremamente recompensador a médio e longo prazo.
Uma dica é utilizar apps como dailyBe ou Anki para auxiliar no estudo. O dailyBe inclusive conta com um dicionário interno onde você busca por uma palavra nova e já encontra frases reais para treinar no modo Fixação do app.
Simultaneamente, você também pode estudar e encontrar novas palavras de diversas formas, o que pode acelerar e muito seu aprendizado! Veja a seguir.
Pode parecer clichê… mas qualquer exposição maior ao inglês vai te colocar em contato com novas palavras, e também novas pronúncias, o que fará você identificar e gravar rapidamente os novos aprendizados.
Uma dica é não ver sempre as mesmas coisas em inglês. Se você costuma estudar inglês por músicas apenas, comece a assistir jogos narrados em inglês, podcasts em inglês, artigos de ciência em inglês, e por aí vai.
As formas diferentes de linguagens encontradas nesses lugares certamente serão enriquecedoras.
Existem muitos apps de idiomas no mercado, mas nem todos vão te ajudar nessa etapa de aprendizado!
Para conseguir expandir seu vocabulário de forma mais rápida, é ideal que você trabalhe com apps que apresentem desafios de frases inteiras utilizadas no dia a dia, e não apenas palavras isoladas com testes fáceis.
Isso garante que você vai conseguir ver as palavras novas de forma aplicada no dia a dia e vai conseguir utilizar elas também quando necessário.
Exemplos de Apps para esse uso são: dailyBe (conta com dicionário interno com frases inclusas e trabalha no estilo flashcards), Anki (flashcards, necessário inserção manual de frases e áudio), +Babbel (também tem flashcards, mas tem interface mais confusa).
Essa é uma das melhores formas possíveis de aprender palavras novas, visto que ao descrever seu dia sempre haverão novas palavras que nunca foram utilizadas para descrever um passeio ou nomear um item.
Logo, ao fazer isso por 30 dias, você precisará buscar por palavras novas para descrever suas emoções, sensações e experiências, o que vai ajudar cada vez mais a avançar na língua inglesa.
Conversar em inglês sozinho enquanto caminha, aguarda algo ou está pensando ajuda a estimular profundamente as suas lembranças da língua inglesa.
Além de te ajudar a pensar em inglês de forma muito mais frequente, também vai te ajudar a inserir palavras novas no seu vocabulário, garantindo uma evolução com uma velocidade muito grande.
A utilização do smartphone e computador em inglês vai forçar todos os apps, navegadores e sistemas a apresentarem a língua inglesa como padrão.
Ou seja, você naturalmente vai conseguir encontrar novas palavras para acrescentar ao seu vocabulário dia após dia enquanto utiliza o celular normalmente.
E como elas já estarão em contextos direcionados, você terá muito mais praticidade na identificação dos momentos de uso.
Palavras do dia costumam estar disponíveis em diversos dicionários na internet e em alguns apps de celular também.
Porém, ao mesmo tempo que são úteis para conhecer palavras novas, é necessário averiguar o quão útil é a palavra que você está observando para adicionar ao seu vocabulário.
Se a palavra que você encontrar e adicionar for complicada, e por fim acabar sequer utilizando ela nas suas atividades diariamente, existem grandes chances que você vá esquecer ela de forma muito constante, o que pode trazer frustrações ao seu aprendizado.
Apesar de parecer estranho à primeira vista, falar com nativos é uma experiência excelente, não só porque você vai se expor a alguém da língua de fato, mas porque normalmente nativos gostam de falar com pessoas que se esforçam pra falar sua língua.
Para isso não é necessário realizar um intercâmbio ou algo do tipo, normalmente, caso você more em uma cidade turística ou muito movimentada como a grande São Paulo, haverão nativos espalhados.
O primeiro contato não precisa ser uma conversa longa, pode ser só um “Hey, what time is it now?”.
Aumentar o inglês estando no Brasil é realmente desafiador caso você não tenha contato com o segundo idioma diariamente.
Ainda assim, se esforce ao máximo para fazer as novas atividades ou tarefas uma rotina diária, um tempo reservado para isso.
Não é necessário muito para ver os resultados chegarem, e quando isso acontecer, você realmente vai ver que valeu muito a pena.
E caso seja possível, um intercâmbio é excelente para que você possa aumentar a intensidade do aprendizado. Melhor do que criar um ambiente ao seu redor é entrar em um ambiente já existente.
Nesse caso, só é necessário investigar bem qual o ambiente que você entrará. Em viagens aos Estados Unidos por exemplo, a depender do bairro, as pessoas falarão muito mais português do que inglês! Há muitos brasileiros por lá…
Portanto, escolha bem o destino, realmente vale a pena!
Ao navegar em nosso site você concorda com o uso de Cookies de acordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso.